Biografia de São João

 Salve Maria!

Biografia de São João, Apóstolo e Evangelista.




Características gerais:

    Conhecido como o discípulo que Jesus amava e por sua amabilidade, São João nasceu em Betsaida, uma localidade conhecida pela pesca. Filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago Maior, também apóstolo. Ele foi o discípulo mais jovem, o único a permanecer ao lado de Cristo durante a crucificação, onde de maneira tocante, recebeu Maria como sua mãe. Posteriormente, transferiu-se para Éfeso junto com Maria Santíssima. 

Curiosidades:

    Na iconografia, João é frequentemente representado ao lado de uma águia, simbolizando a elevada teologia presente em seus escritos. Único, juntamente com a Santíssima Virgem, a permanecer aos pés da Cruz, ele experimentou profunda dor ao testemunhar aquele a quem mais amava sendo despedaçado. João compreendeu Cristo como o "Novo Adão" de maneira singular [1].

    Assim como Moisés inicia com: 

"No princípio criou Deus os céus e a Terra"

    João declara:

 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." 

    Este paralelo perfeito entre os dois princípios destaca a criação do mundo por Deus e a criação da Vida no Verbo. A Palavra emanou do íntimo do coração de Deus, que se manifestou em carne. A perfeição se fez completa, e a Vida tornou-se tangível ao ponto de homens darem a vida pela própria Vida.


Fim da vida

    Em Éfeso, enfrentou perseguição de Domiciano, sendo exilado em Patmos, onde escreveu o último dos livros que mais tarde comporiam a Bíblia, o Apocalipse. Com a ascensão de Nerva ao trono romano em 96 d.C., João retornou a Éfeso, onde encerrou sua vida aos 104 anos.


Livros / textos / produção

    Evangelho segundo João;

    3 epístolas.


Referências


i. 1 Coríntios 15:45-57.



IN PRINCIPIO ERAT VERBUM ET VERBUM ERAT APUD DEUM, ET DEUS ERAT VERBUM

JO 1:1